segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DIA DE DOM HÉLDER CÂMARA

Segunda feira da 22ª semana do tempo comum. No terço dia dos mistérios gososos. Dia de Santa Mônica e de Dom Hélder Câmara (imagem e histórico).

"Padre Helder Camara
Helder Pessoa Camara nasceu na cidade de Fortaleza, Brasil, no dia 7 de fevereiro de 1909. A sua família era simples e católica, seus pais tiveram treze filhos e ele era o décimo primeiro. Sua vocação religiosa despontou na tenra idade, por influência da Escola dos Padres Lazaristas de Fortaleza, também conhecida como Seminário da Prainha de São José. Aos quatorze anos de idade, ingressou naquele seminário, onde estudou filosofia e teologia. Foi tão brilhante que a Santa Sé autorizou sua ordenação sacerdotal em 1931.

No dia da Assunção de Nossa Senhora, Helder foi consagrado sacerdote e celebrou sua primeira missa no dia seguinte, com apenas vinte e dois anos de idade. Logo foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Cinco anos depois, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde morou e trabalhou por vinte e oito anos.

Em 1952, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB elegeu-o bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Exerceu o cargo de secretário-geral da CNBB, implantou os ideais da organização, promoveu a interação entre os bispos do Brasil, participou de congressos para atualização e adaptação da Igreja Católica aos tempos modernos, sobretudo integrando a Igreja na luta em defesa da justiça e da cidadania.

Dom Helder Camara foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife em 1964, cargo em que ficou por vinte anos. Nessa época, o Brasil vivia em plena ditadura militar. Como sacerdote representante da Igreja Católica, dom Helder pôde levantar a sua voz em defesa da comunidade sem vez e sem voz na escala social. Teve como ideário, nas suas pregações, a luta pela fé cristã e a caridade aos pobres e oprimidos. Passou a sofrer retaliações e perseguições, ficando sem ter acesso à mídia e impedido de divulgar suas mensagens durante todo o período ditatorial. Apesar de tudo, a personalidade de dom Helder ganhava, cada vez mais, dimensão no Brasil e no exterior.

Ele criou projetos e organizações pastorais destinadas a atender as comunidades do Nordeste, que viviam em situação de miséria. No final do século XX, com o apoio de instituições filantrópicas, lançou, oficialmente, a campanha "Ano 2000 sem Miséria". Para dom Helder, era constrangedor que, às vésperas do segundo milênio do nascimento de Jesus Cristo, milhares de pessoas ainda vivessem na total miséria.

Dom Helder escreveu diversos livros, que foram traduzidos em mais de trinta idiomas. Recebeu cerca de seiscentas condecorações e trinta e dois títulos de doutor honoris causa. Diversas cidades brasileiras concederam-lhe o título de cidadão honorário.

No dia 27 de agosto de 1999, o arcebispo dom Helder Camara morreu. Ele será lembrado, na história da Igreja Católica, como um apóstolo que soube honrar o Brasil e usar seu carisma de defensor da paz e da justiça para os filhos de Deus."

Primeira leitura (2º Tessalonicenses 1,1-5.11b-12)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses reunida em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: 2a vós, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3Devemos agradecer sempre por vós, irmãos, com toda justiça, porque progredis sempre mais na fé e porque aumenta a caridade que tendes uns para com os outros.
4Assim, nos gloriamos nas Igrejas de Deus por causa da vossa perseverança e da vossa fé em todas as perseguições e sofrimentos que suportais. 5Estes constituem um sinal do justo juízo de Deus, pois servem para serdes julgados dignos do reino de Deus, pelo qual também estais sofrendo. 11bQue o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé. 12Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. 
 

Salmo (Salmos 95)

— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações!
— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
— Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses; porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.
 

Evangelho (Mateus 23,13-22)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’
19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário