sábado, 28 de julho de 2012

LITURGIA DO SÁBADO

Sábado da 16ª semana do tempo comum. No terço dia dos mistérios gozosos. Dia de Santo Inocêncio I, São Nazério e São Celso (imagem).

                                                No Primeiro Mistério Gozoso contemplamos a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora.Anunciação a Maria
    
Quando o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela fora escolhida dentre todas as mulheres para ser mãe do Messias, ela respondeu com humildade: "Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". Para Maria bastou um simples convite de Deus. Também nossa vida está cheia de convites de Deus: um mendigo é um convite à esmola; uma doença é um convite à paciência; o indiferentismo de nosso próximo é um convite ao apostolado; tudo enfim em nossa vida será sempre um convite de Deus ao nosso aperfeiçoamento.





Visitação de Nossa Senhora a sua prima IsabelNo Segundo Mistério Gozoso contemplamos a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.
    
Depois que soube pelo Arcanjo Gabriel que Santa Isabel daria a luz a um filho, partiu Maria para a região montanhosa da Judéia a fim de felicitá-la e oferecer seus préstimos. "E aconteceu que quando Isabel ouviu a saudação de Maria, saltou o filho em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo." A Santíssima Virgem não fez objeções para empreender tão penosa e perigosa viagem a fim de auxiliar sua idosa prima, dando-nos assim o exemplo para que visitemos os velhos e desamparados que sofrem entre pessoas, muitas vezes, egoístas e ingratas.



No Terceiro Mistério Gozoso contemplamos o nascimento de Jesus.Nascimento de Jesus
    
Jesus nasceu na gruta de Belém, onde teve a Santíssima Virgem que pernoitar com seu castíssimo esposo, "pois não havia lugar para eles na estalagem", Esta circunstância bem pode simbolizar a atitude do mundo e dos corações de tantos, onde há outros hóspedes que não deixam lugar para Jesus. Os belos quadros do nascimento de Jesus são, em geral, muito poéticos, mas aquela noite era realmente muito fria e a pobreza do lugar assombrosa. Quis Jesus dar-nos o exemplo de pobreza evangélica, demonstrando-nos a futilidade de todo afã pelos bens e honrarias mundanas.




 No Quarto Mistério Gozoso contemplamos a apresentação do Menino Jesus no Apresentação do Menino Jesus no Templo e purificação de Nossa SenhoraTemplo e a Purificação de Nossa Senhora.
    
"E eis que havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele." Cumpridas as cerimônias de purificação prescritas na Lei mosaica, aproximou-se Simeão, tomou o Menino Jesus nos braços e proclamou sua glória, enquanto anunciava à Virgem Maria que uma espada traspassaria sua alma. Da mesma forma como Jesus foi oferecido ao Pai do céu, no Templo, assim no Batismo se oferece o cristão a Deus.



  No Quinto Mistério Gozoso contemplamos a perda e o encontro do Menino Jesus no Templo.Perda e encontro do Menino Jesus no Templo
    
Quando aos doze anos, acompanhou Jesus seus pais para tomar parte na festa da Páscoa judaica, em Jerusalém, deixou-se ficar na Cidade Santa. Ao cabo da primeira jornada de regresso, vendo Maria e José que Jesus não estava na caravana, deram-se pressa em procurá-lo. "E ao cabo de três dias o encontraram no Templo, sentado entre os doutores, escutando-se e interrogando-os; e todos os que o ouviam se admiravam de sua inteligência e de sua sabedoria." Com isso, quis o Senhor nos ensinar a preferência que devemos dar à Casa de Deus, pois aí o poderemos encontrar sempre.





Primeira leitura (Jeremias 7,1-11)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1Palavra comunicada a Jeremias, da parte do Senhor: 2“Põe-te à porta da casa do Senhor e lá anuncia esta palavra, dizendo: Ouvi a palavra do Senhor, todos vós de Judá, que entrais por estas portas para adorar o Senhor. 3Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Melhorai vossa conduta e vossas obras, que eu vos farei habitar neste lugar. 4Não ponhais vossa confiança em palavras mentirosas, dizendo: ‘É o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’
5Mas, se melhorardes vossa conduta e vossas obras, se fizerdes valer a justiça, uns com os outros, 6não cometerdes fraudes contra o estrangeiro, o órfão e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, e não andardes atrás de deuses estrangeiros, para vosso próprio mal, 7então eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde sempre e para sempre.
8Eis que confiais em palavras mentirosas, que para nada servem. 9Como?! Roubar, matar, cometer adultério e perjúrio, queimar incenso a Baal, e andar atrás de deuses que nem sequer conheceis; 10e depois, vindes à minha presença, nesta casa em que meu nome é invocado, e dizeis: ‘Nenhum mal nos foi infligido’, tendo embora cometido todas essas abominações. 11Acaso, esta casa, em que meu nome é invocado, tornou-se a vossos olhos uma caverna de ladrões? Eis que também eu vi”, diz o Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. 
 

Salmo (Salmos 83)

— Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
— Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

— Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!
— Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vosso altares, ó meu Rei e meu Senhor!
— Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, caminharão com um ardor sempre crescente.
— Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!
 

Evangelho (Mateus 13,24-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.
27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário