domingo, 31 de agosto de 2014

Comentario do Evangelho de Hoje

                   
                   
Tempo Comum, Semana XXII (A), domingo

Evangelho (Mt 16,21-27): A partir de então, Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: «Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!» Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: «Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!».

Então Jesus disse aos discípulos: «Se alguém quer vir após mim, renuncie asi mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta».
palavra da salvação!
glória a vós senhor! 


 Comentário: Rev. D. Joaquim MESEGUER García (Sant Quirze del Vallès, Barcelona, Espanha)

 Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me
Hoje, contemplamos Pedro — figura emblemática e grande testemunho e mestre da fé— também como homem de carne e osso, com virtudes e debilidades, como cada um de nós. Devemos agradecer aos evangelistas o fato de nos terem apresentado a personalidade dos primeiros seguidores de Jesus com realismo. Pedro, que faz uma excelente confissão de fé —como vemos no Evangelho do XXI Domingo— e merece um grande elogio por parte de Jesus e a promessa da autoridade máxima dentro da Igreja (cf. Mt 16,16-19), recebe também do Mestre uma severa reprimenda, porque no caminho da fé ainda tem muito que aprender: «Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!» (Mt 16,23).

Ouvir a reprimenda de Jesus a Pedro é um bom motivo para fazer um exame de consciência sobre a nossa forma de ser cristão. Somos de verdade fiéis aos ensinamentos de Jesus Cristo, até ao ponto de pensarmos realmente como Deus, ou preferimos moldar-nos à forma de pensar e aos critérios deste mundo? Ao longo da história, os filhos da Igreja caímos na tentação de pensar segundo o mundo, de nos apoiarmos nas riquezas materiais, de procurarmos com afinco o poder político e o prestigio social; e por vezes movem-nos mais os interesses mundanos que o espírito do Evangelho. Perante estes fatos, volta a se apresentar-nos a pergunta: «De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida?» (Mt 16,26).

Depois de ter posto as coisas bem claras, Jesus ensinou-nos o que quer dizer pensar como Deus: amar, com tudo o que isso comporta de renuncia pelo bem do próximo. Por isso o seguir a Cristo passa pela cruz. É um segui-lo entranhável, porque «com a presença de um amigo e capitão tão bom como Cristo Jesus, que se pôs na vanguarda dos sofrimentos, tudo se pode sofrer: ajuda-nos e anima; não falha nunca, é um verdadeiro amigo» (Santa Teresa de Ávila). E…, quando a cruz é signo de amor sincero, converte-se em luminosa e signo de salvação.

sábado, 30 de agosto de 2014

22º Domingo Comum - Domingo 31/08/14


liturgia da palavra


Primeira Leitura (Jr 20, 7-9)
 
Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
7Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim.
8Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro.
9Disse comigo: “Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele”. Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 62)
— A minh’alma tem sede de vós/ como a terra sedenta, ó meu Deus!
— A minh’alma tem sede de vós/ como a terra sedenta, ó meu Deus!
— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!/ Desde a aurora ansioso vos busco!/ A minh’alma tem sede de vós,/ minha carne também vos deseja,/ como terra sedenta e sem água!
— Venho, assim, contemplar-vos no templo,/ para ver vossa glória e poder./ Vosso amor vale mais do que a vida:/ e por isso meus lábios vos louvam.
— Quero, pois, vos louvar pela vida,/ e elevar para vós minhas mãos!/ A minh’alma será saciada,/ como em grande banquete de festa;/ cantará a alegria em meus lábios,/ ao cantar para vós meu louvor!
— Para mim fostes sempre um socorro;/ de vossas asas à sombra eu exulto!/ Minha alma se agarra em vós;/ com poder vossa mão me sustenta.


Segunda Leitura (Rm 12, 1-2)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
1Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual.
2Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Anúncio do Evangelho (Mt 16, 21-27)
—O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

Informação Rcc Capoeiras




Informamos a todos os fieis que por motivos superiores o coordenador diocesano Edmilson não poderá comparecer hoje na nossa paróquia e voltaremos a nos encontrar no próximo sábado no centro social paroquial, certo da compreensão de todos, desejamos que o Espírito Santo de Deus esteja guiando os passos de todos vós. que a paz de Jesus e o amor de Maria estejam sempre em nossos corações. 

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Coordenador diocesano da Rcc estará em Capoeiras.




  O coordenador diocesano da renovação carismática católica, Edmilson estará no encontro semanal do grupo de oração arca da aliança neste sábado dia 30 de agosto de 2014, a partir das 19:00hs na Capela de Nossa Senhora do perpétuo socorro na Cohab. Esperamos todo o povo de Deus; que a paz de Jesus e o amor de Maria esteja sempre em nossos corações.

 Abaixo parte do texto extraído do discurso do Papa Francisco para Rcc

 Irmãos e irmãs, recordem: adorar a Deus, o Senhor! Este é o fundamento! Adorar a Deus. Busquem a santidade na nova vida do Espírito Santo. Sejam dispensadores da graça de Deus. Evitem o perigo da excessiva organização.
Saiam pelas ruas para evangelizar, anunciando o Evangelho. Recordem que a Igreja nasceu “em saída”, naquela manhã de Pentecostes. Aproximem-se dos pobres e toquem neles, nas feridas de Jesus. Deixai-vos guiar pelo Espírito Santo, com  liberdade; e por favor, não engaiolem o Espírito Santo! Com liberdade! 

CAMINHADA MARIANA


A paróquia de São José convida os fiéis para:
Abertura do mês da bíblia (setembro)
Semana Mariana vivenciada na palavra de Deus:
Obs. em desagravo a profanação a fé católica pelo triste episódio da queima das imagens na festa de Frei Damião.

Programação:
Segunda feira dia 01 de setembro de 2014:
Tema: "Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco"... (Lc1,28).
Santa Missa as 18:00hs no monumento de frei Damião em seguida caminhada pelas ruas da Cohab, quati e praça José Fernandez (jaqueira) até a capela de nossa senhora do perpétuo socorro. (Erem).
Responsáveis: coral frei Damião e devotos do terço de frei Damião.

Terça feira dia 02 de setembro de 2014: 
Tema: O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus... (Lc 1,30)
Santa Missa as 19:00hs na capela de nossa senhora do perpétuo socorro em seguida caminhada pelas ruas da cidade com os alunos do erem rumo ao colégio municipal José soares de almeida.
Responsáveis: fiéis da novena de nossa senhora do perpétuo socorro e erem.

Quarta feira dia 03 de setembro de 2014:
Tema: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra” (Lc 1,38),
Terço dos homens as 19:00hs no colégio municipal José soares de almeida em seguida caminhada com os alunos pelo centro da cidade até a matriz de São José onde haverá a Santa Missa; logo após caminhada rumo a capela de Santo Antônio na vila santo Antônio.
Responsáveis: homens do terço, apostolado da oração e colégio municipal.

Quinta feira dia 04 de setembro de 2014:
Tema: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. (Lc 1,42).
Santo terço na capela de Santo Antônio as 18:00hs em seguida caminhada pelas ruas do centro até a matriz de São José onde haverá a Santa Missa; logo após caminhada rumo a vila frei Damião.
Responsáveis: coral São José e legião de Maria.

Sexta feira dia 05 de setembro de 2014:
Tema: Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! (LC 1,45).
Santo terço na vila Frei Damião as 18:00hs em seguida caminhada pelas ruas da cidade rumo a matriz de São José onde haverá a Santa Missa; logo após caminhada rumo a vila Madre Tereza de Calcutá.
Responsáveis: movimento de mãe rainha e Pastoral da criança.

Sábado dia 06 de setembro de 2014:
Tema: E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, (Lc 1,46)
Santo terço na vila Madre Tereza de Calcutá as 18:00hs em seguida caminhada rumo a matriz de São José; logo após Santa Missa e louvor com a renovação carismática. 
Responsáveis: Rcc, equipe de liturgia e catequistas
Domingo dia 07 de setembro de 2014:
As 8:00hs oficio da imaculada conceição cantado pela praça João Borrego e em seguida Santa Missa de encerramento na matriz de São José.
Responsáveis:
Comerciantes e todo os fiéis.

Obs. Até o próximo sábado dia 30 de agosto, poderá ter alguma alteração nesta programação; atenciosamente: equipe organizadora.
Que a paz de Jesus e o amor de Maria estejam sempre em nossos corações...